domingo, 28 de junho de 2009

Boas notícias...

Olá pessoal,

Venho lhes trazer algumas boas notícias sobre a minha adaptação com a cânula de metal. A secreção praticamente desapareceu, e consequentemente se tornou muito raro eu precisar ser aspirado (quem usa traqueostomia precisa, em muitos momentos, de aspiração, procedimento que suga a secreção da traquéia através de uma sonda - uma pequena e fina mangueira - que é introduzida pela cânula e conectada a um aparelho especial que faz a sucção por meio de vácuo). Mas porque existe esse acúmulo de secreção no traqueostomizado? Porque quando respiramos pelo nariz o ar é filtrado, aquecido e umidificado, o que não acontece quando se respira por intermédio de uma traqueostomia. O ar chega a traquéia e aos pulmões sem o devido tratamento, e o organismo, para se defender, reage produzindo secreção em maior quantidade. Quanto menor for o calibre da cânula menor será o impacto sentido pelo organismo ao receber esse ar, o que provoca uma redução na produção de secreção - a minha cânula é de calibre 3, uma das menores. Como agora estou muito menos dependente de aspirações posso sair de casa com maior segurança e tranquilidade, recuperando pelo menos um pouco da liberdade e independência que eu tinha antes.

Também estou conseguindo tampar a cânula com um êmbolo de seringa - aquela borrachinha preta - para respirar pelo nariz e poder falar. Estou tendo sucesso nos dois exercícios, embora o fato do orifício da primeira traqueostomia ainda não ter se fechado completamente atrapalhe um pouco, pois escapa ar, mas muito em breve ele deve estar fechado. E isso não é tudo, também voltei a praticar o engolir.

Acho que é isso. "Lutar sempre, mas sem perder a ternura jamais" (a frase original de Che Guevara é "Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás", mas está quase alí hehe) .

Beijos, abraços e "hasta la vista". Namastê.

4 comentários:

  1. Caroline massolino - fisio29 de junho de 2009 às 19:15

    Leio sempre que posso e consigo, seu blog. É uma maneira de ter notícias tuas. Fico feliz com cada poetagem e vejo o qto sua recuperação vem evoluindo.
    Beijos e obrigada por me manter "conectada". Namaste!

    ResponderExcluir
  2. Agora vc já pode nos visitar e conhecer nossa casa :D

    Beijos, Rafa e Karla

    ResponderExcluir
  3. É isso ae, mano! Ainda teremos mtas pizzas e muitos gols pra gritar na cara do Pudim, diz aí Hahahahahaha!!

    Abração, véio!

    ResponderExcluir
  4. Felipe, parabéns, vc é um guerreiro e me inspira também para eu não desistir! Continue forte! e mandando news, beijinhos, saudades!

    ResponderExcluir