sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mais um passo dado...

Olá pessoal, como vão todos? Espero que estejam bem.

Depois de muito tempo volto a postar para falar do novo passo que estou dando em minha recuperação. Quarta-feira passada, dia 27, realizei minha primeira troca de cânula: tirei a de plástico e coloquei a metálica - bem menor e bem mais discreta. Mas as vantagens vão muito além da estética, com essa nova cânula ficará mais fácil para falar e deglutir, sem dizer que a quantidade de secreção deve diminuir bastante. Agora começa uma nova fase para mim, com novos exercícios e objetivos a serem atingidos. Minha prioridade no momento é a fala, por ser algo mais próximo de minha realidade atual, a deglutição talvez exija mais tempo. Tem que ser como tem sido até aqui: um passo de cada vez. Não adianta se atropelar querendo queimar etapas. A paciência definitivamente é uma virtude.

Passada uma semana da troca me sinto muito bem com a cânula nova, já posso sentir alguns de seus benefícios. Este é mais um grande avanço, estou muito contente!

O procedimento da troca em si costuma ser bem simples, é retirar uma cânula e colocar a outra, mas no meu caso houve uma complicação. A médica retirou a cânula plástica e não conseguiu introduzir a de metal. Após várias tentativas frustradas ela decidiu fazer uma nova traqueostomia abaixo da que já havia sido feita. Agora preciso esperar o orifício da primeira traqueostomia se fechar e o corte da mais recente cicatrizar, para então poder investir nos exercícios. Um mês talvez seja o suficiente.

Bom, acho que é isso, assim que eu tiver mais novidades venho aqui contar para vocês, até lá sigamos em frente em nossos caminhos.

Grande abraço! Namastê.

8 comentários:

  1. Parabéns Felipe ! A cada dia vc me surpreende. Continuo dizendo que foi um presente te-lo como paciente e é uma honra te-lo como amigo.
    Que Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Poxa fê...estou muito feliz por ti anjo! Que avanço hein! Mesmo não estando mais aí quase todos os dias com você, quero te dizer que torço e fico feliz a cada passo que você avança! Parabéns anjo por mais uma etapa conquistada!!

    ResponderExcluir
  3. Força é o que não te falta, Felipão. Se até o seu timeco foi campeão, isso aí pra vc será fichinha :D

    Beijos, Rafa

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Fê!!!
    Vc é uma pessoa maravilhosa, parabéns pela sua força de vontade e ótimo desempenho!!!!
    Bjos da Fabi.

    ResponderExcluir
  5. Estrelinhoooooooo...

    Preciso ir te ver!!!E eu vou...Estou com saudades suas e de todos...

    Bjokas grandonas repletas de amor e carinho...Da sua estrelinha que te admira D+ Mi.
    (http://cafrabetti.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  6. E aí Felipe!

    Que notícia boa, vai dar tudo certo vc é o cara!
    Precisamos passar aí para te fazer uma visita.
    Assim que o seu Pai conseguir um espaço na agenda dele....

    Familia Lange

    ResponderExcluir
  7. Grande Felipe!!!
    voce não existe. Torcemos por voce sempre! É motivo de orgulho, ensinamento, perseverança! Voce é um anjo que Deus colocou na terra para aprendermos o valor da vida. Saudades, iremos visitá-lo em breve.
    Beijão e abraços a todos
    Elaine Lange

    ResponderExcluir
  8. Sabe Felipe, tinha certeza que iríamos conseguir era uma questão de tempo, tempo este só seu e que deveria ser respeitado com paciência e perseverança. Estou muito feliz por fazer parte de sua história e na ansiedade de nos encontrarmos nos ensaios da peça de teatro.
    Como você se encontra com a oclusão da traqueostomia com o embolo da seringa.
    Aguardo notícias.
    Beijos , de sua FONA Adriana. Até breve.

    ResponderExcluir