quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Jardineiro Fiel e Michael Jackson

Acabo de assistir ao filme "O Jardineiro Fiel" e aos últimos momentos do tributo em memória a Michael Jackson, e não consigo deixar de ver a conexão entre as duas coisas - o que não é de se estranhar, uma vez que tudo no universo está intimamente interligado.

"O Jardineiro Fiel" fala sobre testes de remédios realizados por uma indústria farmacêutica na população de um país africano, sem a menor responsabilidade e respeito a vida, apenas para economizar tempo, milhões em investimentos e sair na frente da concorrência, maximizando assim os lucros. Há, no entanto, um momento em especial no filme muito bonito, em que um dos personagens, ao sentir a aproximação da morte certa, estabelece um diálogo com um ente querido já falecido, e é como se os dois soubessem que um reencontro entre eles estaria na eminência de ocorrer. A beleza destas cenas está na magnitude e entrega que os últimos instantes da vida de uma pessoa podem conter, principalmente quando esta tem consciência de que chegou a hora. Não pude deixar de me emocionar.

Mas a emoção seguiu quando mudei de canal e passei a acompanhar o finalzinho do tributo ao rei do pop. Era cantada a música "We are the World", que tem Michael como um de seus compositores e foi usada numa campanha em prol da África. Daí a primeira relação entre o filme e a homenagem póstuma ao cantor. Há tanto tempo sabemos dos problemas do continente negro, mas a miséria, a fome e tantas outras mazelas continuam gritantes, o que me faz pensar se a humanidade como um todo tem prestado o devido auxílio aos irmãos africanos. Talvez com a copa de 2010 os olhos do mundo se voltem novamente para essas questões. É muito bom que tenhamos um evento de visibilidade mundial sendo realizado na África do Sul, para que possamos ver o quão maravilhoso e contagiante é o povo africano. Temos que ajudá-los, sim, mas também temos muito a aprender com eles.

A outra relação está na morte do personagem do filme e de Michael Jackson, pois ambas, na minha visão, carregam algo de belo. Nada melhor do que nos despedirmos de Michael num palco, com show, música, espetáculo e milhões de expectadores, pois assim foi sua vida. Todos sabemos das transformações transfigurantes e perturbações do astro, mas, contudo, ele foi apenas mais uma pessoa que lutou pelos seus sonhos, procurou se realizar naquilo que sabia e gostava de fazer e carregou belos sentimentos no coração (basta ver as letras de suas canções). Quem somos nós para julgar Michael Jackson? - ou qualquer semelhante?

Michael nos ensina com sua passagem ao outro mundo que a vida é um espetáculo, e que quando termina deve ser celebrada como tal (lição, aliás, que também aprendi com a passagem de um avô e duas avós). A essa altura, enquanto escrevo esse post, ele já deve ser mais um a brilhar no céu estrelado - não por ter sido o rei do pop, mas simplesmente por ter sido mais um a caminhar por esse lindo planeta azul.

(Quando a minha hora chegar também quero uma bela de uma festa hein, e todo mundo celebrando as coisas boas que vivi e deixei de herança por aqui. Seria bem legal um sarau, com leituras, música, comes, bebes e muita alegria. Já posso até ver, será bem bacana. E é bom atenderem meus desejos de moribundo, senão volto e puxo os pézinhos de todo mundo.)

Que Deus abençoe os que já se foram, os que um dia irão e os que ainda virão!

Beijos, abraços e namastê.

P.S.: estou postando hoje, mas o texto foi escrito ontem, dia 07/07.

2 comentários:

  1. Ae maninho!!
    Resolvi deixar um comentario aqui. Achei muito bacana esse post sobre o michael e o filme, alem da relacao que voce conseguiu formar entre ambos. O povo africano eh realmente uma coisa de louco, raras vezes pude perceber pessoas tao naturalmente alegres e contagiantes como sao os que tem ido aos estadios na copa das confederacoes e que, com certeza, veremos ainda melhor na copa do mundo. Mas eles merecem muito mais do que uma copa como seres humanos e basta ter o minimo de sensibilidade para saber disso.

    Jah o Michael na minha visao foi uma pessoa muito incompreendida por alguns, aproveitada por outros mas com a mais absoluta certeza, amada por muitos e muitos, de todos os cantos do mundo. Foi sem duvida, um ser humano extraordinario na sua forma de se expressar (danca e musica), o que fez como poucos na minha opiniao. Mas internamente tambem deve ter sido um sofredor com seus sentimentos e pensamentos, basta olhar para o que foi capaz de fazer com o seu externo para imaginar que algo dentro dele nao era muito saudavel, como voce bem observou no post (as transformacoes todas pelas quais passou). Mas o que fica mesmo (alem do entretenimento) sao as mensagens de paz, respeito e amor incondicional que ele trouxe para a mundo atraves de sua arte, algo que nao pode morrer nem ser apagado da mente das pessoas jamais.

    Eh issu ae, te amo rapaz!
    Abraco!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê!

    Que bom que você voltou a escrever em seu blog. Todas as mensagens que você manda eu sempre leio e sinto uma saudade muiiiito grande de você... Se lembra de mim? Eu sou a Cíntia (loirinha) hoje fisioterapeuta, mas me 2006 eu era a estagiária de fisio que lhe atendia na Metodista... (fiz parte da comissão de formatura e foi eu que perguntei para você se aceitava escrever em nosso convite)... Lembrou??
    Fe, gostei de saber que esta bem... assistindo filmes maravilhosos e como sempre não para de fazer suas reflexões... Parabéns...
    Fê, você nem imagina, este ano eu me casei... agora sou uma Sra, engraçado né?!
    Saudades viu...

    Beijos
    Cíntia

    ResponderExcluir