segunda-feira, 9 de março de 2009

Mahatma Gandhi

Estou lendo um livro interessantíssimo e cheio de detalhes sobre a vida de Gandhi, e cada vez me encanto mais com o ser humano que ele foi, com tudo que representou e ainda representa para seu povo e a humanidade como um todo. Ele foi um grande líder espiritual e político indiano, que viveu entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, mundialmente conhecido pela sua filosofia de não-violência.

Gandhi se formou advogado em Londres, e por muito tempo exerceu a profissão, não apenas na Índia, como também na Inglaterra e África do Sul. Está aí uma novidade para mim, não sabia de sua passagem pelo país sul-africano, e muito menos que havia sido lá que ele despertou para o verdadeiro trabalho de sua vida e deu os primeiros passos na direção de se tornar o homem que se tornou. Na época havia muitos indianos vivendo e trabalhando na África do Sul, que a exemplo da Índia também era colônia inglesa. Os indianos naquele país possuíam pouquíssimos direitos, sendo discriminados e tratados como meros servos pelos sul-africanos brancos. Ao ver e sentir na pele tal discriminação, Gandhi sentiu que devia fazer algo para melhorar as condições de vida de seus compatriotas que ali viviam, e fez. Foi assim que tudo começou.

Devíamos estudar mais a vida e os ensinamentos deste notável e sábio homem, temos muito, mas muito mesmo a aprender com ele. Suas idéias, filosofias e atitudes são totalmente aplicáveis aos dias de hoje, na verdade são atemporais, sendo aplicáveis sempre que o Homem estiver precisando encontrar a paz dentro de si e promovê-la a sua volta.

Aqui vão as informações sobre o livro. Ele foi adquirido quando eu era pequeno, lá por meados dos anos 1980, através do Circulo do Livro, uma espécie de clube de leitura que nem sei se ainda existe. Não sei se este livro é vendido nas livrarias, mas em todo caso vou deixar o titulo do original para quem quiser ir atrás:

Título: “Gandhi”
Título do original: “Gandhi, his life and message for the world”
Autor: Louis Fischer
Escrito em 1954 e atualizado em 1982.

Um comentário:

  1. A vida de Gandhi sempre terá um lugar especial na história da humanidade. Acho que outros pacifistas não menos significativos também merecem esse lugar cativo. E ainda tem aquelas pessoas, que por força de um ato, de um pensamento magistral, se colocam nesse rol de iluminados. Uma lembrança que me ocorre agora é a leitura do livro O Auto da Barca do Inferno. A visão de Gil Vicente sobre as questões fundamentais da existência, através de seus personagens, é muito significativa. Corrupção, moral e dualidade entre 'bem' e 'mal' são temas indispensáveis hoje quando falamos do cotidiano. Agora, o que me impressiona de fato é a vida e obra de Jesus. Eu te convido a ler sobre Ele, tendo como principal registro a Bíblia. É intrigante que a complexidade da vida, bem como o plano de Deus, estejam resumidos na trajetória de Jesus. É isso!

    ResponderExcluir